quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Atividade 4.3

Informática na educação n.05 (junho/99)

Linguagens, Comunicação e Cibercultura: novas formas de produção do saber


FRANCO, Marcelo Araujo
 SAMPAIO, Carmen Sanches 


Vivemos no final deste século profundas mudanças científicas e tecnológicas cujo imperativo colocou não só questões práticas para nossa vida cotidiana, mas também, levantou novas problemáticas. Algumas dessas problemáticas estão relacionadas com novas linguagens tornadas operacionais pela tecnologia. Além disso, estudiosos contemporâneos afirmam que estas transformações estão criando uma nova cultura e modificando as formas de produção e apropriação dos saberes.

Neste texto procuramos nos afastar de leituras que partam do princípio da neutralidade da ciência e da tecnologia. Dessa forma tentamos fazer com que as questões referentes ao tema fossem estabelecidas dentro da tensão entre duas linhas de pensadores antagônicos conhecidos na literatura como tecnófobos e tecnófilos, ou integrados e apocalípticos, para usarmos os termos de Umberto Eco. Continuar lendo clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário